A laparoscopia na cirurgia ginecológica revolucionou a abordagem tradicional de "porta aberta" para tratamento de condições ginecológicas, oferecendo inúmeras vantagens que beneficiam tanto as pacientes quanto os profissionais de saúde. Ao invés de realizar grandes incisões, a laparoscopia permite aos cirurgiões acessar o interior da cavidade abdominal e pélvica por meio de pequenas entradas, conhecidas como "trocartes", reduzindo assim o trauma cirúrgico e acelerando a recuperação pós-operatória.
As principais vantagens da laparoscopia na cirurgia ginecológica incluem:
Atendimento especializado em Oncoginecologia e Cirurgia Oncológica
Histeroscopia
A histeroscopia é um exame diagnóstico essencial para avaliar o interior do útero, incluindo a cavidade uterina (endométrio) e o colo do útero.
Conização
A conização do colo do útero é um procedimento cirúrgico indicado para o diagnóstico e tratamento de alterações no colo do útero, como displasias, lesões pré-cancerígenas, ou câncer de colo de útero nos em estágios iniciais.
Lesões Pré Malignas
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus sexualmente transmissível que pode causar lesões no colo do útero. Existem vários tipos de HPV, sendo que alguns deles podem levar ao desenvolvimento de lesões pré-cancerosas e cancerosas no colo do útero.
Câncer do colo do útero
Câncer de colo do útero (câncer cervical) é uma doença de evolução lenta causada principalmente pela infecção por HPV
Câncer de endométrio
O câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes. Acomete principalmente mulheres após a menopausa, em geral acima dos 60 anos
Câncer de ovário
Os sintomas mais comuns do câncer de ovário são dor ou inchaço na barriga, dificuldade para comer, dor nas costas, prisão de ventre, náusea, sangramento e problemas urinários
Cirurgia Citorredutora
A cirurgia citorredutora ou cirurgia de citorredução é um procedimento cirúrgico complexo e abrangente realizado com o objetivo de remover o máximo possível de tumores visíveis no peritônio.
Cirurgia Robótica
É uma técnica minimamente invasiva, em que todas as manobras são conduzidas pelo cirurgião e executados através do robô, com controle de movimentos feito por meio de joysticks.